Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamento para uretrite
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Doença pode ser causada por diversos fatores, o que influencia no tratamento

Uretrite é o nome dado à inflamação que atinge a uretra, canal de passagem da urina para fora do organismo. Ela pode não ser causada por nenhum parasita de origem externa ou pode ser causada por bactérias, estabelecendo uma infecção chamada uretrite gonocócica, que pode ser adquirida por via sexual ou por outros meios.

O tratamento para uretrite deve levar em consideração o tipo de agente causador, além da gravidade da condição identificada no paciente e possíveis recorrências. Entenda, a seguir, como o tratamento ocorre e quais são os principais critérios para o seu estabelecimento.

Entre em contato e trate agora mesmo a uretrite.

AGENDE SUA CONSULTA

Como é feito o diagnóstico da uretrite

O diagnóstico correto é um dos principais passos para o estabelecimento de um tratamento para uretrite que seja eficaz para o paciente. É comum que se inicie a partir de relatos da história clínica e de sintomas, que podem ser:

  • Dor e vontade frequente de urinar;
  • Diminuição do volume da urina;
  • Sangue no sêmen, inchaço peniano e dor durante a ejaculação, nos homens;
  • Dor pélvica e secreção vaginal, nas mulheres;
  • Dor na relação sexual;
  • Coceira e sensibilidade dos genitais;
  • Dor abdominal.

A partir do levantamento da suspeita de uretrite por meio da análise dos sintomas relatados pelo paciente, o médico pode solicitar alguns exames, como hemograma, testes de urina e testes de infecções sexualmente transmissíveis (como gonorreia e clamídia, que podem ser causadoras das condições).

Para aprofundar e confirmar o diagnóstico de uma possível uretrite, os exames também podem também envolver a análise laboratorial de secreções da uretra, cistoscopia e exames de imagem da região pélvica. Uma vez estabelecido o diagnóstico, é possível encaminhar o paciente para o tratamento para uretrite.

Opções de tratamento para a uretrite

Como mencionado anteriormente, o tratamento para uretrite depende do agente causador da doença e de sua gravidade. De modo geral, em todos os casos, é realizado tratamento medicamentoso que, muitas vezes, é capaz de controlar e curar a doença com sucesso.

Tratamento da uretrite não-gonocócica

As uretrites não-gonocócicas são as que não são causadas por bactérias. Agentes químicos, traumas e vírus, como o HPV, podem estar por trás do desenvolvimento desse tipo de inflamação na uretra.

Nesses casos, podem ser utilizados medicamentos para aliviar os sintomas, como os anti-inflamatórios, ou antivirais, nos casos em que a uretrite é causada por infecções virais. Tratamentos com cauterização de lesões também podem ser realizados, se houver necessidade.

Em alguns casos, o tratamento para uretrite não-gonocócica pode envolver também o uso de antibióticos, se o médico identificar que há a necessidade de o paciente tomar esse tipo de medicação.

Entre em contato e trate agora mesmo a uretrite.

AGENDE SUA CONSULTA

Tratamento da uretrite gonocócica

O tratamento para uretrite gonocócica, isto é, causada por bactérias, deve ser centralizado no uso de medicamentos antibióticos para combater, de forma direta, os agentes causadores. A forma de aplicação dos antibióticos pode ser oral ou injetável, de acordo com o microrganismo que causa a doença e sua gravidade.

Nos casos em que a doença é causada por outras infecções, como a gonorreia e clamídia, o tratamento para uretrite deve seguir os protocolos estabelecidos para o tratamento dessas doenças. Nesse sentido, é importante também que seja feito o rastreio de outras ISTs, como a infecção pelo HIV e a sífilis.

O tratamento para uretrite causada por bactérias deve ser feito quanto antes, uma vez que essa doença pode evoluir, principalmente nas mulheres, para complicações mais graves, como infecções em outros órgãos do aparelho urinário e reprodutor e estreitamento da uretra.

Qual profissional procurar para o tratamento?

O profissional mais indicado para o tratamento da uretrite é o médico infectologista, que é especialista no diagnóstico, estudo e tratamento de doenças causadas por fatores infectocontagiosos.

O Dr. Marcello Jardim é infectologista especializado no tratamento de diversas condições, como as ISTs e doenças do aparelho urinário, como a uretrite. Entre em contato e agende já uma consulta.

Fontes:

Dr. Marcello Jardim

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis