Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamentos para pielonefrite
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Infecção nos rins pode levar a complicações graves. Saiba como ela pode ser tratada

A pielonefrite é um processo inflamatório infeccioso, causado por bactérias, que afeta os rins, mais especificamente os chamados parênquimas renais — estruturas responsáveis pela produção de urina — e a pelve renal, localizada na junção do rim com o ureter.

A infecção pode se apresentar na forma aguda, quando os sintomas surgem de forma intensa e repentina, ou crônica, quando os sintomas surgem apenas em estágios infecciosos mais graves, quando já existem lesões renais mais avançadas.

Grande parte dos casos de pielonefrite está relacionada a infecções urinárias recorrentes não tratadas. Porém, existem outras causas que justificam o aparecimento da doença, como:

  • Obstruções do trato urinário;
  • Pedra nos rins;
  • Refluxo vesico-ureteral;
  • Malformação do aparelho urinário;
  • Baixa imunidade;
  • Uso prolongado de cateter urinário;
  • Diabetes;
  • Rins policísticos;
  • Bexiga neurogênica;
  • Anatomia feminina (o fato de a uretra da mulher ser mais curta do que a do homem facilita a migração das bactérias do intestino para o trato urinário).

Como é o diagnóstico da pielonefrite

Inicialmente, o médico se baseia nos sintomas e no exame físico para diagnosticar um possível quadro de pielonefrite. No entanto, a confirmação diagnóstica é feita por meio dos seguintes exames:

  • Sangue: para avaliar o grau de infecção;
  • Urina: para evidenciar a infecção no trato urinário;
  • Urocultura: para investigar e confirmar qual é o agente causador da infecção. É pela urocultura que é possível indicar o tratamento para pielonefrite mais adequado, pois a identificação do tipo de bactéria propicia o direcionamento do antibiótico específico para aquele microrganismo;
  • Exames de imagem: podem ser solicitados para investigar a possibilidade de complicações ou doenças associadas.

Opções de tratamentos para a pielonefrite

O tratamento para pielonefrite inclui a adoção de medidas medicamentosas e não medicamentosas.

Medicamentos

O tratamento para pielonefrite se baseia principalmente na administração de medicamentos antibióticos. Inicialmente, antes do resultado do exame de urocultura, que indica a bactéria causadora da doença, o tratamento para pielonefrite é feito com um antibiótico mais generalizado. Só depois de identificada a bactéria é que o urologista receita a antibioticoterapia dirigida para o tratamento daquele microrganismo específico.

Em alguns casos, quando a medicação oral não surte resultados e dependendo da gravidade do caso, o medicamento deve ser aplicado por via intravenosa, em hospital. Conforme as condições de saúde do paciente, ele pode dar continuidade ao tratamento para pielonefrite em casa, com antibióticos por via oral.

Além dos antibióticos, o especialista pode prescrever o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para ajudar a combater o processo inflamatório infeccioso e a controlar a dor, respectivamente.

Tratamento cirúrgico

O tratamento para pielonefrite pode ser cirúrgico quando a doença se apresenta na sua forma crônica, o que pode levar a diversas complicações, como problemas estruturais nos rins e obstruções locais. A cirurgia também pode ser uma opção quando há necessidade de drenar um abcesso renal que persista após antibioticoterapia. Apenas em casos raros e mais graves o tratamento para pielonefrite pode exigir a remoção total dos rins, procedimento chamado nefrectomia.

Tratamento complementar com repouso e alimentação adequada

Algumas medidas contribuem para a resolução da pielonefrite, como beber bastante água, pois a hidratação ajuda a eliminar a bactéria do organismo, além de manter repouso por uma a duas semanas para se recuperar da doença, pois a pielonefrite causa sintomas como cansaço, fadiga e muitas vezes deixa a pessoa debilitada.

Além disso, é recomendado ter uma alimentação leve e balanceada, com consumo de frutas, verduras, vegetais, cereais integrais e proteínas de origem animal e vegetal, o que ajuda no tratamento para pielonefrite.

Prevenção da pielonefrite

A pielonefrite é uma doença que pode ser prevenida por meio da adoção de algumas medidas, sendo as principais:

  • Fazer o acompanhamento médico de rotina;
  • Ter uma higiene pessoal adequada (as mulheres, em especial, devem limpar a região íntima de trás para frente, para evitar a migração das bactérias do intestino para a bexiga);
  • Não segurar urina;
  • Beber muita água;
  • Evitar o uso de produtos de higiene íntima.

Qual profissional procurar neste caso

O infectologista é o profissional que deve ser consultado assim que o paciente desconfiar de um quadro de pielonefrite ou mesmo de infecção urinária, pois trata-se de uma doença infecciosa que pode se agravar, quando não tratada adequadamente. O diagnóstico e tratamento precoce são a melhor forma de evitar complicações.

Entre em contato com o Dr. Marcello Jardim e agende já uma consulta.

Fontes:

Dr. Marcello Jardim

MDSaúde

Fundação Pró-Rim