Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Tipos de uretrite
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Existem dois tipos de uretrite. Saiba quais suas causas e tratamentos.

A uretrite é uma inflamação que ocorre no canal da uretra, um pequeno canal presente tanto em homens quanto em mulheres que transporta a urina da bexiga para a parte externa do corpo.

A inflamação geralmente causa sintomas, como:

  • Secreção amarelo-esverdeada, esbranquiçada ou com sangue ou pus pela uretra;
  • Coceira nas regiões íntimas;
  • Dor para urinar;
  • Sensação de queimação ou desconforto na região genital;
  • Ínguas na virilha;
  • Vermelhidão na região em torno da uretra.

Quais os dois tipos de uretrite

Existem dois tipos de uretrite: gonocócica e não gonocócica. Vamos entender mais sobre eles.

Uretrite gonocócica

Esse tipo de uretrite é causado pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que provoca a gonorreia, uma infecção sexualmente transmissível (IST). Geralmente, é o tipo de uretrite que acomete mais os homens.

Uretrite não gonocócica

Esse tipo de uretrite, por sua vez, está relacionado a inflamações causadas por outros microrganismos, como Chlamydia trachomatis, Trichomonas vaginalis e o Herpes simplex vírus.

Quais as causas da uretrite

A uretrite normalmente é causada por infecções sexualmente transmissíveis, porém, no tipo de uretrite não gonocócica, além dos microrganismos, a inflamação pode estar relacionada a outros fatores, como:

  • Traumas na uretra causados pela passagem de sonda vesical, uso frequente de roupas muito justas, atrito durante a relação sexual ou por andar muito de bicicleta;
  • Irritação na uretra, que pode surgir na menopausa, quando a queda do hormônio estrogênio pode levar a um afinamento e secura dos tecidos da uretra e da bexiga; ou pelo contato da uretra com substâncias irritantes, como sabonetes ou espermicidas;
  • Ser idiopática, ou seja, sem causa aparente.

Opções de tratamento para a uretrite

O tratamento depende do tipo de uretrite e da causa identificada. Na maioria dos casos, a inflamação pode ser tratada com antibióticos, pois grande parte dos pacientes desenvolve a doença devido à presença de uma bactéria.

Quando a transmissão é viral, se a causa estiver relacionada ao vírus do HPV, o tratamento deve ser realizado apenas se houver a presença de verrugas genitais. Se a inflamação ocorrer pela transmissão do vírus do herpes simples, podem ser prescritos medicamentos antivirais.

Nesses casos, como a inflamação está relacionada a uma infecção sexualmente transmissível, o tratamento também deve se estender ao parceiro sexual.

Nos casos em que a uretrite tem como causas o uso de sonda vesical, produtos irritantes, atrito nas relações sexuais ou devido ao uso de roupas muito apertadas, o recomendado é interromper ou trocar o uso do produto que pode estar relacionado à inflamação, assim como retirar a sonda vesical – desde que com conhecimento médico – ou usar roupas mais largas. Geralmente, essas medidas levam à cura da uretrite sem necessidade de tratamento.

O médico, porém, pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e reduzir o desejo frequente de urinar e o desconforto que a uretrite causa.

Qual médico procurar

Independentemente do tipo de uretrite, a inflamação não se cura sozinha – exceto nos casos que a causa não está relacionada à transmissão por bactérias ou outros microrganismos –, portanto, um especialista sempre deve ser consultado para evitar complicações.

O médico infectologista é o profissional capacitado e experiente em tratar inflamações como essa, e ele deve ser consultado assim que os primeiros sintomas da uretrite se manifestarem.

Quando a doença não é tratada, ou é tratada de maneira inadequada, podem ocorrer complicações, como estreitamento da uretra, o que aumenta o risco de infecções na bexiga ou nos rins.

Nos casos em que a uretrite é causada por gonorreia, esta, quando não tratada, pode levar a um acúmulo de pus em volta da uretra, provocando a formação de divertículos na parede uretral, que também pode ficar inflamada. Quando o acúmulo de pus perfura a pele, a vagina ou o reto, pode se formar uma fístula uretral, que “cria” uma conexão anormal para que a urina seja expelida do organismo.

Entre em contato com o Dr. Marcello Jardim e agende já uma consulta.

Fontes:

Dr. Marcello Jardim

MD.Saúde

Manual MSD