Cada uma acomete uma parte do sistema urinário e pode apresentar sintomas diferentes. Saiba mais!
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. No entanto, devido à anatomia feminina, as mulheres são as que mais sofrem com ela, pois a uretra é menor e há mais proximidade entre a vagina e o ânus, o que facilita a passagem de bactérias da região anal para o sistema urinário. Estima-se que cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Apesar disso, os homens também podem ter o problema.
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento dos tipos de infecção urinária, estão:
- Ser do sexo feminino;
- Menopausa;
- Higienização íntima inadequada antes e depois das relações sexuais;
- Pedra nos rins;
- Diabetes;
- Uso de cateter vesical para manter a bexiga vazia;
- Aumento da próstata, principalmente em homens acima dos 50 anos;
- Histórico de procedimentos urológicos.
Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo
Quais são os 3 tipos de infecção urinária?
Existem três tipos de infecção urinária: a cistite, a pielonefrite e a uretrite. Vamos falar sobre cada uma delas.
Cistite
A cistite é um tipo de infecção urinária que afeta a bexiga. Embora seja causada por uma bactéria, a relação sexual — quando a pessoa é sexualmente ativa — também contribui para o seu aparecimento. Entre os principais sintomas da cistite, destacam-se:
- Necessidade urgente de urinar com frequência;
- Pouca quantidade de urina eliminada em cada micção;
- Dor ou ardência ao urinar;
- Dores na bexiga, nas costas e na parte de baixo do abdômen;
- Febre;
- Presença de sangue na urina (nos casos mais graves).
O tratamento desse tipo de infecção urinária deve ser feito com o uso de antibióticos, que serão escolhidos pelo médico de acordo com o tipo de bactéria que causou a infecção. As mulheres devem ficar mais atentas, pois elas estão mais propensas a quadros de cistite de repetição se o tratamento não for seguido à risca.
Pielonefrite
A pielonefrite é um tipo de infecção urinária bacteriana que acomete os rins, mais especificamente o parênquima renal e o bacinete (parte dos rins que tem a forma de um funil). Geralmente, a infecção tem início na uretra ou na bexiga, para depois atingir os rins.
A pielonefrite é classificada em dois tipos: aguda ou crônica. Na forma aguda, esse tipo de infecção urinária surge de repente e compromete o funcionamento dos rins. Na forma crônica, os rins vão perdendo a capacidade de funcionamento aos poucos, o que geralmente está associado a uma outra doença, como pressão alta e diabetes tipo 2, ou a infecções agudas repetidas ou que foram mal curadas.
Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo
Os sintomas da pielonefrite se assemelham aos da cistite, sendo os principais:
- Febre;
- Dor na região lombar;
- Náuseas e vômitos;
- Mal-estar geral;
- Dor ao urinar;
- Vontade frequente de ir ao banheiro;
- Presença de sangue na urina.
O tratamento da pielonefrite é feito com antibióticos de uso oral. Porém, no caso de infecções graves, pode ser necessária uma internação para que os medicamentos sejam administrados por via intravenosa.
A pielonefrite é uma infecção grave que, se não for tratada adequadamente, pode prejudicar permanentemente os rins, levando à falência renal, além de a bactéria poder se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção que pode levar a óbito.
Uretrite
A uretrite é um tipo de infecção urinária que afeta a uretra, estrutura que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Ela é dividida em uretrite gonocócica (quando é consequência de uma infecção sexualmente transmissível, como a clamídia ou a gonorreia) e não gonocócica (quando é causada por vírus, bactéria, lesão ou trauma na região).
Os principais sintomas da uretrite variam entre homens e mulheres, sendo a vontade frequente e urgente de urinar acompanhada de dor comum aos dois sexos. Os homens podem apresentar alguns outros sinais, como:
- Secreção no pênis de aspecto aquoso e leitoso;
- Sensação de ardor ao urinar;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dor durante a ejaculação;
- Coceira no pênis;
- Sensibilidade ou inchaço no pênis;
- Nódulos na região da virilha.
O tratamento desse tipo de infecção urinária depende do agente causador da doença, podendo incluir o uso de medicamentos antibióticos e antivirais. Se a uretrite tiver sido causada pelo HPV e houver a formação de verrugas genitais, essas devem ser removidas. No caso da uretrite gonocócica, os parceiros sexuais do paciente infectado também devem receber tratamento.
Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo
Agende sua consulta e entenda mais sobre os tratamentos para os tipos de infecção urinária com o Dr. Marcello Jardim.
Fontes