Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
7 sintomas de infecção urinária em idosos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quais são eles e fique atento, pois a doença pode ser mais grave em pessoas mais velhas e levar a complicações nos rins

A infecção urinária pode afetar homens e mulheres em qualquer idade, embora seja mais comum entre as mulheres, devido à proximidade da uretra com o ânus, pois na mulher a uretra é mais curta. Isso facilita a contaminação por micro-organismos na bexiga.

Porém, nos idosos, o problema traz mais riscos do que em pacientes mais jovens. Isso porque a imunidade, nessa faixa etária, é mais baixa, tornando essa população mais vulnerável a doenças e agravamento de diversas condições.

Alguns idosos, por exemplo, necessitam fazer uso de fraldas geriátricas, o que aumenta o risco de proliferação bacteriana na região genital, o que leva a um aumento das chances de desenvolvimento de uma infecção urinária.

Doenças como diabetes, que também afetam em maior número as pessoas idosas, impactam o sistema imunológico, agravando os riscos da infecção urinária em idosos. O crescimento da próstata, por dificultar a eliminação de urina, também facilita que a infecção se instale.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a infecção urinária em idosos atinge cerca de 20% das mulheres e 10% dos homens. E o problema tende a se agravar a partir dos 80 anos, quando a diferença entre os gêneros diminui, mas a incidência da doença duplica.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Riscos da infecção urinária em idosos

Ao surgimento dos primeiros sintomas de infecção de urina em idosos é necessário buscar ajuda médica com urgência, pois quando não tratada, a infecção pode afetar os rins – quadro denominado pielonefrite.

Nesse caso, os sintomas de infecção de urina em idosos incluem: mal-estar, vômitos, febre contínua e dor crônica.

Quais são os sintomas da infecção urinária em idosos?

Conheça abaixo os 7 sintomas de infecção de urina em idosos que ocorrem com mais frequência:

  1. Aumento da vontade de urinar;
  2. Alterações no odor e na cor da urina;
  3. Ardência ao urinar;
  4. Dores na parte de baixo do abdômen;
  5. Pouco volume de urina;
  6. Sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada ao urinar;
  7. Febre.

Nem sempre há presença de sintomas de infecção de urina em idosos. Isso faz com que em muitos casos eles procurem ajuda médica quando começam a surgir complicações, como:

  • Confusão mental;
  • Prostração;
  • Mudanças repentinas de humor;
  • Sonolência;
  • Diminuição do apetite.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico inicial é clínico, com o relato dos sintomas de infecção de urina em idosos apresentados pelo paciente. No entanto, é necessário fazer um exame de urina para confirmação da infecção. Se o exame der positivo, o médico solicita um antibiograma para avaliar qual a bactéria que está causando a infecção urinária para que o tratamento seja feito adequadamente, com o antibiótico correto.

Infectologista para o tratamento de infecção urinária em idosos

O tratamento varia conforme a gravidade do problema e da intensidade dos sintomas de infecção de urina em idosos. Ele pode ser feito com o uso de antibióticos, analgésicos – para controle dos sintomas – ou com a administração de medicamentos via intravenosa, quando há necessidade de internação.

No entanto, somente o médico pode determinar o tipo de tratamento e seu período de duração de acordo com cada caso e paciente.

É comum procurar um urologista quando surgem sintomas de infecção de urina em idosos, mas infectologistas também podem realizar o atendimento, uma vez que são profissionais capacitados e experientes no tratamento de doenças infecciosas. Nem toda infecção precisa ser tratada. Por isso, o ideal é que um infectologista seja consultado sempre que houver a possibilidade de a pessoa ter desenvolvido um quadro de infecção urinária.

Entre em contato com o infectologista Dr. Marcello Jardim.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Fontes

Cleveland Clinic

Ministério da Saúde

Dr. Marcello Jardim