O vírus causador da AIDS tem sido controlado há bastante tempo, proporcionando qualidade de vida a quem convive com ele. Mas será que ele pode ser eliminado do organismo?
O HIV, sigla para vírus da imunodeficiência humana, é transmitido principalmente por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos e pelo compartilhamento de seringas para uso de drogas. A transmissão pode ser evitada por meio da adoção de medidas de prevenção. Atualmente, muitas pessoas se perguntam se o HIV tem cura. No texto a seguir, vamos esclarecer essa dúvida.
Agende uma consulta com o infectologista Dr. Marcelo Jardim.
Índice
O que é o HIV?
Antes de responder à pergunta sobre se o HIV tem cura, vamos entender o que é o vírus. O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ele age enfraquecendo o sistema imunológico, o que faz com que o organismo da pessoa infectada não consiga combater infecções simples. Quando o sistema imune está gravemente enfraquecido, o indivíduo pode desenvolver AIDS. A doença é o estágio final e mais grave de uma infecção pelo HIV.
Como é a transmissão do HIV?
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, fluidos vaginais, leite materno e fluidos retais de uma pessoa infectada. Pessoas de todos os sexos e orientações sexuais podem ser infectadas e transmitir o vírus, que entra no organismo através da boca, ânus, pênis, vagina ou pele que contenha alguma lesão ou machucado.
A transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos, pelo compartilhamento de agulhas (para injetar drogas) ou de objetos cortantes, e durante o parto, caso a mulher esteja infectada pelo vírus.
Não se contrai o HIV:
- Beijando, tocando ou abraçando alguém que esteja infectado;
- Em banheiros públicos ou piscinas;
- Compartilhando copos, utensílios ou telefones com alguém que tenha HIV/AIDS;
- Por meio de picadas de insetos;
- Doando sangue.
Fatores de risco do HIV
Os principais fatores que aumentam os riscos de uma pessoa contrair o HIV são:
- Manter relações sexuais sem proteção;
- Ter uma infecção sexualmente transmissível (IST). Muitas dessas infecções podem causar feridas nos órgãos genitais. Essas feridas permitem que o HIV entre no corpo;
- Compartilhar agulhas para uso de drogas ou outros objetos cortantes, como alicates de cutícula.
Afinal, o HIV tem cura?
Diante dos avanços da medicina, muitas pessoas se perguntam se o HIV tem cura. No entanto, até o momento, a resposta para a pergunta sobre se o HIV tem cura é negativa. Existem, contudo, muitas opções de tratamento que podem retardar significativamente a progressão do vírus.
Agende uma consulta com o infectologista Dr. Marcelo Jardim.
Quais são as opções de tratamento para o HIV?
O HIV é tratado com uma combinação de medicamentos que devem ser tomados por via oral todos os dias. Essa combinação é chamada de terapia antirretroviral (TARV).
Esses medicamentos são a maneira mais eficaz de evitar que o HIV se multiplique e destrua as células saudáveis do organismo. O objetivo da terapia é reduzir a presença do vírus no corpo, ou seja, sua carga viral, a uma quantidade que não seja detectável por um teste de HIV e retardar o enfraquecimento do sistema imunológico.
Com isso, mesmo a resposta para a pergunta sobre se o HIV tem cura sendo negativa, o indivíduo consegue viver sem apresentar complicações comuns a quem não tem o HIV tratado adequadamente.
Existe prevenção para o HIV?
A melhor maneira de reduzir o risco de contrair o vírus é estando ciente das medidas preventivas que podem ser adotadas no dia a dia. Entre elas, destacam-se:
- usar preservativos em qualquer tipo de relação sexual, seja ela vaginal, anal ou oral;
- nunca compartilhar agulhas para o uso de drogas nem outros objetos cortantes;
- fazer testagens periódicas para avaliar se há ou não presença do vírus no organismo;
- tomar profilaxia pré-exposição (PrEP) caso esteja em alto risco de exposição ao HIV;
- tomar profilaxia pós-exposição (PEP) se desconfiar que foi exposto ao HIV.
Agora que você já sabe que a resposta para a pergunta sobre se o HIV tem cura é negativa, foque nas medidas preventivas para evitar a contaminação pelo vírus.
Fontes:

