Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual médico trata infecção urinária?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O infectologista é o profissional mais indicado para lidar com essa doença

Muito comum, principalmente entre a população idosa, a infecção urinária é uma doença que acontece, resumidamente, pela combinação entre a proliferação de bactérias e baixa imunidade. Para resolver essa condição, é importante conhecer qual é o médico que trata infecção urinária.

Especializado em infecções, o médico infectologista é o mais recomendado para lidar com infecções urinárias de forma mais completa, desde o diagnóstico, passando pelo acompanhamento até o tratamento.

Profissional capacitado para lidar com doenças infecciosas, o infectologista nem sempre é o primeiro a ser consultado em casos de infecção urinária. Isso acontece muito por conta da falta de informação da população na hora de buscar atendimento médico, que procura primeiro por profissionais generalistas.

O médico que trata infecção urinária também pode lidar com infecções de outras partes do corpo, que, em alguns casos, podem estar associadas. Por isso, ele é altamente capacitado para estar na clínica geral e enxerga o paciente como um todo.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já uma consulta!

O que é a infectologia?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o infectologista é o especialista em doenças infecciosas. Essa especialidade médica pode diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes com infecções, como a urinária.

As doenças infecciosas tratadas pela infectologia são causadas por agentes como:

  • Vírus;
  • Bactérias;
  • Protozoários;
  • Fungos.

Quando procurar um infectologista para tratar infecção urinária?

Como os pacientes em geral ainda não sabem qual é o médico que trata infecção urinária, é comum que busquem por médicos especialistas no órgão genital, como ginecologistas e urologistas, ao sentirem os sintomas característicos da doença.

No entanto, como vimos anteriormente, o infectologista é especializado e capaz de ver o corpo de uma forma global, entendendo infecções e todas as partes do corpo que potencialmente podem desenvolver infecções. Nesse sentido, não é incomum que médicos de outras especialidades encaminhem seus pacientes com suspeita de infecção urinária ao infectologista.

Por esse motivo, o médico que trata infecção urinária pode ser procurado quando qualquer um dos sintomas abaixo, ou uma combinação deles, surgirem:

  • Ardência ao urinar;
  • Pequenas quantidades de urina muitas vezes ao dia;
  • Incontinência urinária;
  • Bexiga sempre cheia;
  • Urina com sangue;
  • Urina com odor muito forte;
  • Febre;
  • Urina de cor diferente;
  • Dor na lombar.

Quais os tratamentos o infectologista conduz para tratar a infecção?

Cada pessoa tem um diagnóstico e tratamento diferente indicado pelo infectologista. Dependendo do tipo, gravidade e causa da infecção, entender qual é o médico que trata infecção urinária é ainda mais importante, já que ele vai identificar o melhor caminho para a cura.

Na consulta com o médico que trata infecção urinária, o paciente deve relatar todos os sintomas sentidos e por quanto tempo eles têm aparecido. Assim, o profissional pode entender se os sintomas são graves ou não e indicar alguns exames, como testes de urina (urocultura e antibiograma). Assim, é possível identificar o agente causador e diagnosticar a infecção urinária.

No caso de infecções por bactérias, será indicado o uso de antibióticos. Existem diferentes bactérias que podem causar infecções urinárias e que podem ser resistentes ao uso de alguns antibióticos. Por isso, é importante que seja identificado adequadamente o agente causador da infecção.

O médico que trata infecção urinária pode também recomendar o tratamento com o uso de medicamentos em ciclos, ou seja, com alguns dias de uso, para evitar a gravidade do quadro e o surgimento de infecções de repetição.

Como evitar uma infecção urinária?

Existem algumas medidas de prevenção que podem evitar que a infecção urinária seja recorrente. No entanto, quando ela aparece pelo menos três vezes ao ano, ela já pode ser considerada infecção urinária de repetição e, principalmente nesses casos, é fundamental procurar pela origem dos sintomas para tratar a causa da doença.

Entre algumas medidas de prevenção indicadas podemos citar:

  • Boa higiene após ir ao banheiro;
  • Manter fraldas geriátricas sempre limpas;
  • Não segurar urina;
  • Beber água na quantidade diária recomendada;
  • Urinar depois de manter relações sexuais;
  • Uso de suplementação de cranberry, desde que haja recomendação médica.

Mesmo com as técnicas de prevenção, saber que o médico que trata infecção urinária é o infectologista é fundamental para que seja evitado qualquer agravamento do quadro, já que a infecção urinária, quando se complica, pode afetar os rins e levar até mesmo a morte.

Entre em contato e marque sua consulta com o Dr. Marcello Jardim, médico especializado em infecção urinária, HIV, sífilis, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já uma consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Infectologia

Organização Mundial da Saúde