Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Infecção urinária em idosos pode causar confusão mental?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Doença é muito comum em idosos, muito por conta do enfraquecimento do sistema imunológico em pessoas mais velhas

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que a infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é o tipo de infecção mais comum em idosos, acometendo 20% das mulheres e 10% dos homens com 65 anos ou mais. Essa condição é frequente na população idosa por vários motivos, mas o principal deles é uma menor imunidade por conta do avanço da idade.

O envelhecimento provoca algumas mudanças fisiológicas no trato urinário, como o aumento da próstata no caso dos homens, que facilita o desenvolvimento de infecções. Além disso, muitos idosos têm sua mobilidade prejudicada, o que dificulta as idas ao banheiro. O fato de utilizar fraldas geriátricas, por conta de incontinência urinária, também facilita a proliferação de bactérias que causam infecções.

Apesar de comum, os sintomas podem ser confundidos com outras condições referentes ao envelhecimento, por isso é importante conhecê-los e saber que a infecção urinária em idosos pode causar confusão mental.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Por que a confusão mental é comum em idosos?

A confusão mental pode ser aguda ou crônica e se caracteriza pela desorganização dos circuitos cerebrais, o que causa diminuição do nível de consciência, dificuldades de concentração e problemas de memória.

A infecção urinária em idosos pode causar confusão mental, assim como internações hospitalares e desequilíbrios orgânicos desencadeados por outras doenças frequentes na terceira idade, entre elas a desidratação grave, acidente vascular cerebral (AVC), demência e Doença de Alzheimer e Parkinson. Todos esses fatores favorecem o surgimento desse tipo de perturbação mental.

Infecção urinária em idosos pode causar confusão mental?

Como dito anteriormente, a infecção urinária em idosos pode causar confusão mental sim. O delirium, chamado também de estado confusional agudo, é um quadro de confusão mental temporária caracterizado por distúrbios na consciência e alterações no comportamento de início repentino e evolução rápida. O idoso acaba perdendo a concentração e a atenção, se distraindo facilmente durante uma conversação, por exemplo.

Outro sintoma da confusão mental é a perda de memória recente, por isso é comum que idosos não se lembrem de acontecimentos que ocorreram há poucos dias ou horas e fique confuso em relação a datas e horários atuais. Os sintomas mais comuns da confusão mental são:

  • Mudanças repentinas de humor;
  • Acessos de agressividade;
  • Dificuldades de pensar e se expressar de forma clara;
  • Alteração na percepção do ambiente;
  • Comportamento agitado e ansioso;
  • Distúrbios de percepção (momentos nos quais o idoso pode não reconhecer seus familiares ou sua casa);
  • Sonolência em excesso.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Além de a infecção urinária em idosos causar confusão mental, as internações podem intensificar o aparecimento do delirium, por isso é importante adotar algumas medidas para prevenir tal condição. Algumas delas são:

  • Manter uma boa hidratação do idoso;
  • Incentivar as idas ao banheiro para não deixar a urina retida na bexiga;
  • Trocar com frequência as fraldas geriátricas para manter a higiene;
  • Observar as características da urina, como a coloração, quantidade e cheiro;
  • Manter uma higiene íntima adequada para não favorecer a proliferação de bactérias;
  • Ter cuidados com a alimentação para fortalecer a imunidade.

Como tratar a infecção urinária na terceira idade?

Sabendo que a infecção urinária em idosos pode causar confusão mental e outros sintomas, como dores na bexiga e nas costas, febre, náuseas, vômitos e dor ao urinar, é importante tratar o problema para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar complicações mais graves, como o comprometimento dos rins por infecção.

Geralmente, infecções urinárias têm tratamento simples com o uso de antibióticos para eliminar a bactéria durante sete dias e analgésicos para aliviar as dores. Porém, a depender da gravidade da infecção ou se ela acometeu outros órgãos, o médico pode prolongar o uso desses medicamentos.

Como vimos, a infecção urinária em idosos pode causar confusão mental, mas somente um médico pode confirmar o diagnóstico para determinar o tipo e duração do tratamento mais adequados. Fale agora mesmo com o Dr. Marcello Jardim e agende sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Manual MSD