Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Infecção urinária em idosos diabéticos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Altos níveis de glicose no sangue favorecem o aparecimento de infecções do trato urinário

A infecção urinária é definida como qualquer tipo de infecção causada por microrganismos que afeta o sistema urinário, formado por rins, ureteres, bexiga e uretra. No entanto, a maioria dos casos infecciosos ocorre na bexiga e em pacientes do sexo feminino, por conta da proximidade da uretra com o ânus – o que facilita a passagem de bactérias para o trato urinário.

Apesar de a doença poder atingir pessoas de qualquer idade, os idosos são mais suscetíveis ao risco de complicações mais graves, por terem uma imunidade mais baixa, o que facilita o aparecimento de outras doenças, entre elas a diabetes.

Por essa razão, a infecção urinária em idosos diabéticos é um assunto importante que deve ser discutido até como forma de prevenção.

É diabético e tem infecção urinária? Entre em contato para o tratamento

AGENDE SUA CONSULTA

Relação entre diabetes e infecção urinária

Uma das consequências mais comuns nos pacientes portadores de diabetes tipo 1 e tipo 2 é a baixa imunidade e infecções recorrentes. Estas características mostram porque a infecção urinária em idosos diabéticos é frequente, mas estudos recentes revelaram um novo dado que explica a relação entre diabetes e infecção urinária.

O sistema imunológico de pessoas com diabetes possui níveis mais baixos do peptídeo psoriasina, o que aumenta o risco de infecções do trato urinário. Isso acontece porque concentrações mais altas de glicose no sangue reduzem o nível do peptídeo psoriasina, um antibiótico endógeno que faz parte do nosso sistema imunológico inato, o qual possui como uma de suas funções proteger a mucosa da bexiga contra infecções.

Como ocorre a infecção urinária em idosos diabéticos

Assim como a diabetes, o avançar da idade já é um fator que diminui nossa imunidade, o que favorece o surgimento de doenças e infecções. Um dos sintomas da diabetes é a poliúria (micção excessiva), e isso acontece porque o organismo tenta eliminar o excesso de glicose da circulação sanguínea, já que a insulina não é suficiente para desempenhar esse papel.

Como muitos idosos necessitam de fralda geriátrica, a vontade frequente de urinar pode favorecer a proliferação de bactérias na região genital, ainda mais se não houver uma higiene íntima adequada.

Como prevenir a infecção urinária em idosos diabéticos

Dado os motivos explicados acima, a infecção urinária em idosos diabéticos pode ser mais frequente do que naqueles que não possuem a doença. Por essa razão, é importante prevenir a infecção urinária em idosos diabéticos praticando alguns hábitos, como:

  • Beber bastante água;
  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Limpar-se bem após urinar e evacuar, utilizando o papel higiênico de frente para trás;
  • Ir ao banheiro sempre que tiver vontade, para não segurar a urina na bexiga;
  • Trocar constantemente as fraldas geriátricas para evitar a proliferação de bactérias que podem causar infecção urinária em idosos diabéticos;
  • Observar a frequência das idas ao banheiro e o aspecto da urina do idoso para informar ao médico se houver qualquer alteração.

É diabético e tem infecção urinária? Entre em contato para o tratamento

AGENDE SUA CONSULTA

Diagnóstico

Assim como acontece com outras doenças, o diagnóstico precoce influencia diretamente no sucesso do tratamento. É preciso, portanto, prestar atenção aos primeiros sintomas e procurar ajuda médica quanto antes.

O médico analisa os sintomas apresentados pelo paciente, sua história clínica e solicita exames para confirmar o diagnóstico, entre eles exame de urina tipo 1, urocultura e testes de imagem.

Opções de tratamento

O tratamento para infecção urinária em idosos diabéticos é feito com antibióticos para combater a bactéria causadora da infecção e analgésicos para alívio de sintomas como dor e ardência ao urinar.

Um médico especialista, como o infectologista, é capaz de identificar corretamente o microrganismo causador da doença e indicar o tipo de tratamento mais adequado, levando em consideração as particularidades dos pacientes idosos.

Para saber mais informações sobre a infecção urinária em idosos diabéticos, entre em contato com o infectologista Dr. Marcello Jardim e agende uma consulta.

É diabético e tem infecção urinária? Entre em contato para o tratamento

AGENDE SUA CONSULTA

Fontes:

Dr. Marcello Jardim

Sociedade Brasileira de Urologia

Sociedade Brasileira de Diabetes