Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Entenda as principais causas da infecção de urina em idosos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba como evitar e tratar a condição médica que afeta principalmente a população mais velha

A infecção de urina pode ocorrer de diversas formas. Pode afetar a bexiga, a uretra e, em casos mais graves, até mesmo os rins. A doença pode ocorrer em todas as idades. No entanto, vários fatores podem contribuir para que a infecção de urina em idosos seja mais comum e mais preocupante.

Por isso, nesta publicação, vamos entender como prevenir, tratar e lidar com a infecção urinária quando atinge as pessoas da terceira idade.

O que é a infecção urinária em idosos?

De modo geral, a infecção de urina em idosos ocorre quando uma bactéria atinge o trato urinário destes indivíduos, causando diversos sintomas. Apesar da possibilidade de ocorrer em pessoas de todas as idades, a infecção de urina em idosos costuma ser mais frequente e exige maior atenção ao tratamento.

Existem alguns sintomas mais recorrentes na infecção urinária em todas as idades, tais como:

  • incontinência urinária;
  • urina com mau cheiro;
  • sangramento ao urinar;
  • urina de tom diferente;
  • ardência ou dor ao urinar;
  • náuseas, vômitos e dores abdominais;

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Nos idosos, porém, não é comum que haja febre e aumento da presença de leucócitos (glóbulos brancos) nos exames laboratoriais. Por isso, é importante ter atenção a qualquer alteração no aspecto urinário e buscar ajuda médica, já que pode ser o principal sintoma da infecção de urina em idosos.

Quais são as causas da infecção urinária em idosos?

Diversos fatores podem estar por trás da infecção de urina em idosos, sendo os principais:

  • Imunidade: Com o avanço da idade, a imunidade fica mais fragilizada, o que contribui para o desenvolvimento de microrganismos maléficos para a saúde do trato urinário, como as bactérias.
  • Baixa ingestão de água: Uma boa saúde do trato urinário está diretamente relacionada com o consumo de água na quantidade adequada. Caso não seja tão agradável beber água, é possível combinar a ingestão de líquidos com chás diuréticos, que facilitam a rotina e são importantes para combater a infecção de urina em idosos.
  • Uso de fralda geriátrica: Ficar por muito tempo de fralda geriátrica também pode contribuir para o acúmulo de bactérias na região pélvica, o que pode estar relacionado com a maior incidência da infecção de urina em idosos.
  • Mobilidade reduzida: Com a mobilidade reduzida, é comum que alguns idosos frequentem menos o banheiro para urinar, o que pode comprometer o trato e causar complicações como a infecção urinária.
  • Segurar a urina: segurar a urina por longos períodos pode facilitar a proliferação de bactérias que causam a infecção urinária.

O que é considerado uma infecção urinária de repetição?

A infecção de urina de repetição é diagnosticada quando existem pelo menos três episódios da condição médica no período de um ano. Nesse tipo de situação, os médicos costumam indicar o uso de antibióticos de baixa dosagem por alguns meses para evitar a recorrência dos episódios como uma maneira preventiva.

Também existem estratégias naturais que já se mostraram eficazes contra a infecção de urina em idosos, como o uso de suplementação com cranberry. De qualquer forma, é importante que qualquer estratégia seja adotada de acordo com a recomendação médica.

Por que infecções urinárias são mais frequentes em idosos?

À medida que a idade avança, o corpo passa por diversas alterações. Uma delas é a diminuição da imunidade, que aumenta a possibilidade de instalação de doenças causadas por microrganismos. Por isso, considerando também os outros fatores causadores da infecção de urina em idosos, é compreensível que a doença seja mais frequente em pessoas dessa idade.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Qual tratamento da infecção urinária na terceira idade?

No caso de uma infecção de urina em idosos, uma avaliação detalhada do quadro deve ser feita pelo médico, para entender a gravidade da manifestação e determinar que tipo de medicamento deve ser administrado por via oral ou intravenosa.

Os antibióticos são os principais medicamentos prescritos no tratamento da infecção urinária. Como dito, a escolha do tipo de antibiótico depende da gravidade da doença e, dependendo do caso, do tipo de bactéria. Os antibióticos podem ser associados a outros medicamentos, como os analgésicos.

Como prevenir a infecção urinária em idosos?

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a infecção de urina em idosos, como:

  • Higiene adequada: Manter a região íntima sempre limpa com água e sabão é fundamental para evitar a proliferação de bactérias.
  • Não segurar a urina: Sempre que tiver um banheiro por perto e a vontade de urinar aparecer é importante respeitar e escutar o corpo.
  • Manter a fralda geriátrica limpa: Apesar de muitas vezes ser necessária, a fralda geriátrica pode proliferar bactérias por ficar molhada por muito tempo. Por isso, deve ser constantemente trocada e limpa.
  • Frequentar o médico: Médicos como os infectologistas são importantes na rotina de um paciente que desenvolve infecção urinária e está com o sistema imunológico comprometido. Ele será fundamental no acompanhamento, prevenção e dicas práticas para uma rotina livre de infecção de urina em idosos.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Entre em contato e marque sua consulta com o Dr. Marcello Jardim, médico infectologista especializado em infecção urinária, HIV, sífilis, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Infectologia

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia