Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Saiba como são transmitidas e fique atento para evitá-las

Infecções virais são qualquer doença que seja provocada por vírus. As doenças causadas por vírus mais comuns são os resfriados, gripe, covid-19, HPV e herpes. Muitos vírus desaparecem por conta própria, mas alguns causam doenças crônicas ou mesmo fatais.

Conheça quais são as principais doenças causadas por vírus no texto abaixo.

Agende uma consulta com o infectologista Dr. Marcelo Jardim.

AGENDE SUA CONSULTA

O que são doenças causadas por vírus?

Um vírus é um tipo de germe (patógeno) que, de tão pequeno, só pode ser observado por um microscópio. Como eles não possuem células, para se replicar precisam invadir as células do corpo humano. É essa replicação do vírus que causa as infecções virais. Essas infecções geralmente levam a doenças respiratórias e digestivas, mas os vírus também podem afetar outras partes do corpo.

Diferença entre infecções virais e infecções bacterianas

Embora os sintomas entre uma infecção viral e uma infecção bacteriana sejam semelhantes, existem diferenças entre elas. A principal delas está na forma como vão se desenvolver no organismo. As bactérias, por serem organismos celulares, vão se dividir e se multiplicar no corpo, causando uma piora no quadro conforme ganham espaço no organismo.

Já os vírus, por não possuírem células, se multiplicam no organismo à medida que vão contaminando outras células.

Ambas as infecções também são tratadas de maneira diferente.

Agende uma consulta com o infectologista Dr. Marcelo Jardim.

AGENDE SUA CONSULTA

Principais infecções virais

Existem diversas doenças causadas por vírus. Conheça as principais.

HIV

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) infecta e destrói as células do sistema imunológico, dificultando o combate a doenças. Quando o HIV enfraquece severamente o sistema imunológico, pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Essa infecção viral é contraída por meio do sangue, sêmen, fluidos vaginais, leite materno e fluidos retais de uma pessoa infectada. Grávidas com HIV também podem infectar o bebê.

Herpes

Existem dois tipos de herpes: o HSV-1, que afeta a boca e o rosto, e o HSV-2, que atinge a região genital. O primeiro se espalha pelo contato com a saliva; o segundo é uma infecção sexualmente transmissível (IST).

Covid-19

A covid-19 é uma infecção viral causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode originar uma doença respiratória leve a grave. Ele entra no corpo pela boca, pelo nariz ou pelos olhos (diretamente das gotículas transportadas pelo ar ou da transferência do vírus das mãos para o rosto).

Dengue

Os vírus da dengue (existem quatro tipos) são transmitidos por meio da picada do Aedes aegypti (caso o mosquito esteja infectado). Embora os sintomas possam ser leves, essa doença causada por vírus, quando se desenvolve na forma grave, pode ser fatal. Pessoas infectadas mais de uma vez têm maior probabilidade de desenvolver dengue grave.

Hepatite

A hepatite B é uma infecção viral que afeta o fígado. Geralmente, se inicia como uma infecção aguda de curta duração. Mas, em algumas pessoas, pode evoluir para uma infecção crônica com a qual a pessoa conviverá a vida toda. A transmissão ocorre quando fluidos do corpo de uma pessoa infectada entram no corpo de uma pessoa não infectada, o que pode acontecer por meio de relações sexuais, compartilhamento de seringas ou agulhas, pelo parto ou outros meios.

Como se prevenir de doenças causadas por vírus?

Uma das melhores maneiras de reduzir o risco de uma doença causada por vírus é se vacinando. No entanto, existem outras medidas que podem ajudar a evitar uma infecção viral. Entre elas, destacam-se:

  • Lavar as mãos com frequência, especialmente durante gripes e resfriados;
  • Armazenar alimentos corretamente, lembrando-se de sempre consumir carnes bem cozidas e lavar ou descascar frutas e vegetais antes de comê-los;
  • Usar camisinha durante qualquer tipo de relação sexual;
  • Usar repelentes e roupas de proteção para evitar picadas de insetos;
  • Evitar contato com pessoas doentes;
  • Fazer profilaxia pós-exposição.

Importância do infectologista no tratamento de infecções virais

A duração e os sintomas de uma doença causada por vírus variam conforme o tipo de infecção. Algumas delas, se não forem tratadas, podem evoluir para complicações graves. Por isso, é importante se consultar com um infectologista assim que os primeiros sinais e sintomas de uma infecção viral surgirem.

Esse especialista está capacitado a diagnosticar, tratar e acompanhar o paciente em sua jornada de tratamento.

Agende uma consulta com o infectologista Dr. Marcelo Jardim.

AGENDE SUA CONSULTA

Fontes:

Cleveland Clinic

National Foundation for Infectious Diseases