Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Principais doenças causadas por bactérias
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

As bactérias, assim como os vírus, são responsáveis por uma série de doenças. Conheça algumas delas e os sintomas mais comuns que apresentam.

Bactérias são seres unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula. Elas medem cerca de 0,05 milésimos de milímetro e são a forma de vida mais antiga do planeta. Apesar de serem relacionadas quase sempre a doenças, as bactérias têm um papel importante na limpeza do ambiente, pois atuam no processo de decomposição de animais e de plantas mortas. Elas também estão presentes no nosso corpo e na pele, exercendo diversas funções, como aquelas que ajudam a regular a microbiota intestinal.

No texto a seguir, falaremos sobre 4 doenças causadas por bactérias que estão presentes no nosso dia a dia.

4 doenças causadas por bactérias

As bactérias, diferentemente do que acontece com os vírus, não precisam de células para se reproduzir, o que faz com que elas circulem livremente pelo organismo. Com isso, as doenças causadas por bactérias evoluem conforme esse microrganismo se espalha pelo corpo. Entre algumas das doenças causadas por bactérias, podemos citar quatro relevantes.

Infecção urinária

A infecção urinária é uma das doenças causadas por bactérias que é bastante comum, principalmente entre as mulheres, devido à proximidade da uretra com o ânus (isso faz com que as bactérias presentes na região anal migrem com facilidade para o trato urinário). Entre os microrganismos responsáveis pelo surgimento da infecção urinária estão as bactérias Escherichia coli, Proteus sp., Providencia sp. e Morganella spp. Os principais sintomas da infecção urinária são: dor e ardor ao urinar, urina turva ou com presença de sangue, febre baixa e persistente, vontade frequente de urinar e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Infecções sexualmente transmissíveis

Algumas das infecções sexualmente transmissíveis também podem ser causadas por bactérias. Entre elas, destacam-se:

  • Clamídia: causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Seus principais sintomas incluem: dor e ardor ao urinar, corrimento peniano ou vaginal amarelado e semelhante a pus, dor pélvica e inchaço dos testículos;
  • Gonorreia: causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Apresenta sintomas como: dor e ardor ao urinar, corrimento branco-amarelado, inflamação da uretra e incontinência urinária;
  • Sífilis: essa doença é causada pela bactéria Treponema pallidum e tem como sintomas feridas que podem aparecer no pênis, no ânus ou na região genital feminina. Geralmente as feridas não causam dor e podem desaparecer espontaneamente, o que não significa que a doença foi curada.

Coqueluche

A coqueluche é uma das doenças causadas por bactérias. São dois os microrganismos responsáveis pelo seu aparecimento: Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis, que podem, depois de contaminar o organismo, permanecer incubados por até 14 dias, quando então atacam o aparelho respiratório, causando sintomas como inflamação dos brônquios, febre baixa, tosse seca, coriza, espirros, vômito e sudorese.

Caso a doença se agrave, podem ocorrer perda de consciência, convulsão, pneumonia, encefalite, lesões cerebrais e morte.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença causada por bactérias (bacilo de Hansen) que afeta a pele e os nervos periféricos. É uma patologia que pode ser transmitida pelo contato próximo e prolongado entre pessoas, principalmente por meio das vias aéreas superiores.

Manchas na pele com alteração da sensibilidade para frio ou calor, ou para dor ou toque; sensação de formigamento em mãos, pés ou face; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; caroços e inchaços no corpo, podendo ser avermelhados e doloridos; diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés; e áreas com diminuição dos pelos e do suor são alguns dos sintomas desta doença causada por bactérias.

Opções de tratamento para as doenças causadas por bactérias

O modo mais eficaz de combater as doenças causadas por bactérias é com o uso de antibióticos prescritos pelo médico infectologista. Essas medicações devem ser usadas pelo tempo determinado pelo médico — o tratamento não deve ser suspenso mesmo que os sintomas sejam resolvidos. Deve-se também respeitar os horários de administração do remédio, e seu armazenamento deve ser feito de forma adequada para que ele não perca sua eficácia.

Importância do infectologista no tratamento de doenças bacterianas

O médico infectologista é o especialista que possui conhecimento e experiência prática para identificar as doenças causadas por bactérias e o tipo de bactéria, assim como definir o tratamento adequado e mais eficiente.

O Dr. Marcello Jardim é médico infectologista e tem ampla experiência no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos pelas diversas doenças causadas por bactérias.

Agende sua consulta.

Fontes:

Sociedade Mineira de Terapia Intensiva

Cleveland Clinic