Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Infecção Urinária
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
7 min. de leitura

Saiba quais são os tipos, sintomas, causas e como tratar esse problema que costuma ser bastante comum em mulheres 

Considera-se infecção urinária qualquer infecção causada por microrganismos que acometa o sistema urinário. Qualquer pessoa, inclusive crianças, pode desenvolver uma infecção urinária, embora ela seja mais prevalente em mulheres, devido às suas características anatômicas.

A uretra da mulher, além de ser mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de microrganismos para a região. Estima-se que cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Quais as causas e fatores de risco da infecção urinária?

A infecção urinária é causada pela bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão. Quando ela, por alguma razão, migra para o sistema urinário, pode levar a um quadro de infecção urinária. Além dela, há outros microrganismos que podem causar a doença.

Existem alguns fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento da infecção urinária. Entre eles, destacam-se:

  • Baixo consumo de água;
  • Segurar a urina por muito tempo;
  • Não fazer a higiene correta da região íntima;
  • Usar roupas íntimas muito justas e que dificultem a ventilação da região íntima;
  • Consumo excessivo de álcool e cigarro;
  • Permanecer muito tempo com absorventes;
  • Pessoas com diabetes descontrolado;
  • Vida sexualmente ativa;
  • Quadros de pedras nos rins;
  • Uso de espermicidas;
  • Baixa imunidade;
  • Uso de cateter para urinar;
  • Doenças que levam ao aumento da próstata;
  • Menopausa: nessa fase da vida, há uma queda nos níveis de estrogênio, hormônio que protege o trato urinário.

Tipos de infecções urinárias

As infecções urinárias se dividem em três tipos, dependendo do local do sistema urinário afetado. São eles:

Cistite

A infecção urinária é chamada de cistite quando afeta a bexiga ou o trato urinário inferior. Há casos em que as relações sexuais também podem causar cistite, mas não necessariamente é preciso ter uma vida sexual ativa para desenvolver o problema.

Os principais sintomas da cistite são: dor ao urinar, urgência para urinar, aumento da frequência do desejo de urinar e dor na parte inferior do abdômen. Pode ocorrer ainda alteração do cheiro, do aspecto e da cor da urina. Na maioria das vezes, o paciente não apresenta febre.

Uretrite

É chamada de uretrite a infecção que afeta a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Além de também ser causada pela bactéria E. coli, a uretrite pode ter origem em infecções como herpes, gonorreia e infecção por clamídia. Alguns sintomas da uretrite incluem: vontade frequente de urinar, dificuldade para começar a urinar, dor ou ardência na micção e corrimento amarelado.

Pielonefrite

A pielonefrite é a infecção urinária que afeta os rins, tendo início na uretra ou na bexiga. Costuma ter como sintomas febre alta (geralmente, superior a 38°C), associada a calafrios, e dor lombar de um ou de ambos os lados.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Bacteriúria assintomática

A bacteriúria assintomática é caracterizada por um quadro no qual existe um número grande de bactérias presentes na urina — maior do que o normal —, mas não há a presença de sintomas. É comum em pessoas que possuem cateteres inseridos na bexiga por um período prolongado.

Infecção urinária de repetição

A infecção urinária de repetição é aquela que ocorre repetidas vezes em um curto espaço de tempo — em média, três ou mais episódios de infecção urinária em um período de 12 meses. — Ocorre com mais frequência entre as mulheres.

Infecção urinária na gravidez

Infecções urinárias recorrentes são comuns durante a gravidez devido à baixa do sistema imunológico e ao aumento de proteínas na urina, o que favorece o crescimento e desenvolvimento de bactérias. Geralmente ocorrem no início da gravidez, e os sintomas são os mesmos de quando não se está grávida, mas em alguns casos eles podem nem surgir.

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais comuns de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Pouca quantidade de urina eliminada a cada micção;
  • Urina escura ou com cheiro forte;
  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na parte de baixo do abdômen;
  • Febre;
  • Presença de sangue na urina, nos casos mais graves.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Como é realizado o diagnóstico?

Inicialmente, o diagnóstico da infecção urinária é feito com base nos sintomas e na história clínica do paciente. Para confirmação do quadro, o médico pode solicitar dois exames:

  • Exame de urina tipo I: trata-se do método mais comum para identificar a presença de infecção urinária. A urina é analisada à procura de glóbulos brancos (que, quando estão em níveis acima do normal, representam um quadro infeccioso) e traços de sangue.
  • Urocultura com antibiograma: caso a infecção seja confirmada, esse exame é realizado para identificar o tipo de bactéria causadora da infecção, para que o tratamento possa ser mais bem orientado.

Caso julgue necessário, o médico também poderá solicitar exames de imagem, como tomografia, ultrassom ou ressonância magnética, para identificar possíveis anormalidades no trato urinário.

Prevenção para evitar infecção urinária

Existem algumas medidas que podem prevenir a ocorrência de infecções urinárias. As principais são:

  • Manter-se sempre bem hidratado, bebendo bastante água;
  • Limpar-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário;
  • Urinar após relações sexuais, pois isso elimina as bactérias presentes na bexiga;
  • Usar absorventes externos em vez de internos e fazer a troca deles cada vez que for ao banheiro;
  • Não usar ducha, sprays ou pós para a higiene feminina;
  • Evitar usar calças muito apertadas;
  • Dar preferência a calcinhas de algodão, que evitam o excesso de umidade na região da vagina;
  • Após evacuar, limpar-se da frente para trás para evitar que as bactérias que existem no intestino sejam empurradas para a uretra.

Tratamento de infecção urinária

O tratamento da infecção urinária basicamente é feito com o uso de antibióticos específicos para a bactéria causadora da doença e de acordo com a gravidade do caso. O médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar.

No caso da infecção urinária em gestantes, o tratamento também deve ser feito com o uso de medicamentos antibióticos pertencentes à classe daqueles permitidos para as grávidas.

Já nos casos de bacteriúria assintomática, geralmente não é realizado nenhum tratamento. O uso de antibióticos só é indicado quando o paciente apresenta sintomas.

É importante não interromper o tratamento mesmo se os sintomas tiverem desaparecido, para que não ocorra o risco de o paciente desenvolver um quadro de resistência bacteriana.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Infectologista para o tratamento de infecção urinária

Muitos médicos podem tratar uma infecção urinária, mas o sucesso do tratamento depende da identificação correta do microrganismo causador da infecção. Além disso, nem toda infecção precisa ser tratada. Por isso, o ideal é que um infectologista seja procurado sempre que houver a possibilidade de a pessoa ter desenvolvido um quadro de infecção urinária.

Só esse especialista pode identificar as causas da doença e o tratamento mais adequado, inclusive tomando medidas preventivas para que o quadro não volte a se repetir.

Buscar a orientação correta pode fazer a diferença, pois infecções que não são tratadas ou que são tratadas de forma inadequada podem gerar complicações sérias.

Para saber mais sobre infecção urinária e seu tratamento, marque uma consulta com o Dr. Marcello Jardim.

Fontes:

Ministério da Saúde

Manual MSD

PebMed

Sociedade Brasileira de Urologia