Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Como prevenir a pielonefrite
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Doença que afeta os rins pode evoluir para complicações graves se não tratada

A pielonefrite é um tipo de infecção urinária que acomete os rins. As infecções urinárias são causadas por bactérias, na maioria dos casos, e se iniciam na bexiga. Quando não tratadas adequadamente, as bactérias podem se mover para os rins, causando a pielonefrite.

Os principais sintomas da doença incluem febre, dificuldade e dor para urinar, e dor lombar. O tratamento da infecção renal geralmente inclui antibióticos, que podem ser administrados em ambiente hospitalar. Conheça a seguir os fatores de risco, o tratamento e como prevenir a pielonefrite.

Fatores de risco para a pielonefrite

Conhecer os fatores de risco é uma das formas de como prevenir a pielonefrite. Sendo assim, alguns fatores que aumentam o risco da condição ocorrer são:

  • Ser do sexo feminino: a uretra é mais curta nas mulheres do que nos homens, o que facilita a migração de bactérias da região anal para a bexiga;
  • Obstrução do trato urinário: qualquer coisa que retarde o fluxo de urina ou torne mais difícil esvaziar totalmente a bexiga, como pedras nos rins ou próstata aumentada, pode aumentar o risco de pielonefrite;
  • Sistema imune enfraquecido: condições médicas como diabetes e HIV podem enfraquecer o sistema imunológico, assim como alguns medicamentos, aumentando o risco de infecções;
  • Uso de sonda vesical;
  • Refluxo vesicoureteral: essa condição faz com que o fluxo da urina siga uma trajetória inversa, ou seja, pequenas quantidades de urina fluem da bexiga de volta para os tubos que conectam a bexiga e os rins (ureteres). Pessoas com essa condição correm maior risco de infecções renais quando são crianças e quando se tornam adultas.

Como é feita a prevenção da pielonefrite?

Apesar de ser uma condição relacionada a diversos fatores de risco, é possível evitar sua ocorrência. Quando nos perguntamos sobre como prevenir a pielonefrite, a resposta está em algumas medidas que devem ser tomadas no dia a dia, como:

  • Aumentar o consumo de água: os líquidos podem ajudar a remover bactérias do corpo quando a pessoa urina. Essa é uma das melhores dicas ao paciente quando ele se questiona sobre como prevenir a pielonefrite;
  • Não segurar a urina por muito tempo: se você quer saber como prevenir a pielonefrite, tenha em mente que, sempre que sentir vontade de urinar, você deve fazê-lo;
  • Após a relação sexual, esvazie a bexiga e higienize a região íntima: urinar logo em seguida ao ato sexual ajuda a limpar as bactérias da uretra, diminuindo o risco de infecção. A higienização correta da região íntima deve ser feita da frente para trás;
  • Trate corretamente o diabetes: quando a doença está descontrolada, há um aumento no risco de infecções, devido ao excesso de açúcar circulante no sangue.

Relação da pielonefrite com a gravidez

A pielonefrite é a complicação mais comum do trato urinário em mulheres grávidas, ocorrendo em aproximadamente 2% de todas as gestações.

Alterações hormonais e da musculatura dos órgãos urinários típicas da gestação favorecem o refluxo de urina e a dilatação dos ureteres, o que aumenta o risco de as bactérias presentes na bexiga se movimentarem até os rins.

Opções de tratamento

A pielonefrite, por ser uma infecção bacteriana, deve ser tratada com medicamentos antibióticos por pelo menos 14 dias, ininterruptamente, na quantidade e no horário determinado pelo médico. É importante que seja feito o uso da medicação de maneira correta pelo período especificado, mesmo que haja cura dos sintomas antes disso.

Nos casos graves de pielonefrite, o tratamento pode precisar ser feito em ambiente hospitalar. A melhora dos sintomas pode ter início de dois a três dias após iniciado o tratamento.

Além dos antibióticos, o médico pode prescrever analgésicos para o controle da dor e da febre.

Agora que você já sabe o que é, quais os fatores de risco e como prevenir a pielonefrite, procure um médico assim que os primeiros sinais da doença surgirem para que ele possa fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Por se tratar de uma infecção bacteriana que pode causar complicações graves, com danos irreversíveis aos rins, o recomendado é que o tratamento seja realizado por um médico infectologista.

O Dr. Marcello Jardim é médico infectologista e tem ampla experiência no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com diversas doenças infecciosas, oferecendo as melhores orientações sobre como prevenir a pielonefrite, inclusive para evitar que a doença se manifeste mais de uma vez.

Agende sua consulta.

Fontes:

Mayo Clinic

Cleveland Clinic

Manual MSD