Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp
Causas da infecção urinária de repetição
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba o que pode estar por trás dos quadros recorrentes de infecção

A infecção urinária recorrente, também chamada de cistite de repetição, é caracterizada pela recorrência das infecções no trato urinário, que são causadas por microrganismos, principalmente bactérias, que afetam o sistema geniturinário. Diz-se que uma pessoa tem infecção urinária de repetição quando ela relata três episódios de cistite em um ano ou dois episódios em seis meses

O problema é mais comum em mulheres devido ao fato de a uretra feminina ser mais curta do que a do homem, o que favorece a migração de bactérias que habitam o intestino para a bexiga. Estima-se que 30% das mulheres terão infecção urinária em algum momento da vida. A seguir, comentamos sobre as diferentes causas da infecção urinária de repetição.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Principais causas da infecção urinária de repetição

Várias podem ser as causas da infecção urinária de repetição, e o ideal é que a condição seja investigada por um médico infectologista o quanto antes, para que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento precoces.

Diabetes

Ter um sistema imunológico suprimido ou uma condição crônica de saúde, como o diabetes, pode ser uma das causas da infecção urinária de repetição. A grande quantidade de açúcar circulante no sangue favorece a proliferação de microrganismos e diminui a atividade do sistema imunológico, favorecendo o aparecimento da infecção urinária de repetição.

Histórico familiar de infecção urinária de repetição

As infecções urinárias de repetição são mais prevalentes em parentes do sexo feminino de mulheres com o problema, o que sugere uma predisposição genética familiar para a doença

Uso de ducha vaginal

As duchas vaginais não são indicadas para higienização da região vaginal e podem ser uma das causas da infecção urinária de repetição, pois seu uso prejudica o equilíbrio da flora intestinal. Além disso, reduz os lactobacilos, responsáveis pela proteção da vagina contra a proliferação de fungos e bactérias.

Incontinência urinária

A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, como quando a pessoa tosse, espirra ou carrega peso. Muitas pessoas com incontinência tendem a limitar o consumo de líquidos para evitar a perda de urina. No entanto, esse costume pode levar a um quadro de desidratação e a uma concentração de urina dentro da bexiga, levando ao desenvolvimento de bactérias, o que caracteriza a condição como uma das causas da infecção urinária de repetição.

Estima-se que mulheres que apresentam incontinência urinária tenham seis vezes mais chances de desenvolverem infecção urinária de repetição em comparação a mulheres sem incontinência. Vale lembrar que o contrário também ocorre. Em alguns casos, uma infecção urinária pode desencadear ou agravar os sintomas da incontinência.

A inflamação e irritação causadas pela infecção podem levar a espasmos vesicais e aumentar a urgência de urinar. Esses espasmos podem causar perda involuntária de urina, resultando em episódios de incontinência urinária.

Trate a infecção urinária: Entre em contato agora mesmo

AGENDE SUA CONSULTA

Uso de espermicidas

O uso de espermicidas, assim como de lubrificantes vaginais ou cremes, é também uma das causas da infecção urinária de repetição, uma vez que pode alterar o pH vaginal, o que favorece a proliferação de bactérias causadoras da infecção urinária de repetição.

Aumento da frequência sexual

Uma das possíveis causas da infecção urinária de repetição é o aumento da frequência sexual, pois as bactérias podem se espalhar mais facilmente durante a atividade sexual, seja a partir dos órgãos genitais, dedos, língua ou do ânus para a uretra. Para evitar que a infecção urinária ocorra é que os médicos recomendam que a mulher urine logo após as relações sexuais, pois isso ajuda o organismo a eliminar qualquer possível bactéria.

Entre em contato com o infectologista Dr. Marcello Jardim e agende já uma consulta.

Fontes:

Mayo Clinic

Sociedade Brasileira de Urologia

MD Saúde